4a Convenção de Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias do Brasil

cartaz-4a-convencao-cerimomialistas-mestres-cerimonias-brasil

Cartaz da quarta Convenção de Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias do Brasil

Agora, depois de descansar e processar tantas experiências novas e especiais vou poder contar e apresentar o que se passou na Convenção de Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias Ano IV – 2014 – Brasília (30 a 03 de maio).

Primeiro quero dizer aos meus colegas que ainda não participaram da Convenção que participem! É importantíssimo que tenhamos um grupo coeso e que caminhemos em uma mesma direção rumo ao sucesso da nossa profissão.

Sabia que a experiência seria boa, mas não pensei que seria tão maravilhosa!
Poder dividir os dias ao lado de grandes profissionais de vários segmentos da nossa profissão, conhecer as particularidades de cada segmento e poder assim crescer e entender como juntos podemos ser muito mais fortes.

Cerimônia de Abertura

Abre-se o dia 30/04 com um Banquete de Recepção no restaurante Porto Vittoria. Fomos recepcionados por Renato Mosca de Souza – Ministro–Chefe do Cerimonial da Presidência da República, Lademir Filippin – Mestre de Cerimônias da Presidência da República e pelo Professor Marcelo Pinheiro – Presidente do Sindicato dos Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias do Brasil e Chefe de Cerimonial do Ministério Público do Pará. E para a emoção de todos foi executado o hino nacional pela Banda dos Fuzileiros Navais.

Para iniciar a nossa grande Convenção em sua Conferência de abertura, Renato Mosca faz o anúncio da inclusão das categorias de Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias no Código Brasileiro de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho e Emprego, e início dos trabalhos de atualização do Decreto 70.274, de 09 de março de 1972, comunicado por Sua Excelência o Ministro-Chefe do Cerimonial da Presidência da República, Renato Mosca de Souza.
Depois fomos conduzidos para a visita oficial ao Palácio da Alvorada e convidados a participar da Outorga da Ordem de Rio Branco, a mais importante honraria nacional no Palácio Itamaraty. Com a presença da Presidente Dilma Rousseff.

Palestras da Convenção

Nos dias 01 e 02/05 participamos de ótimas e enriquecedoras Palestras no Centro Brasil 21 Cultural. E fomos embalados à todo momento pelas belas vozes dos Mestres de Cerimônias que estavam presentes. Abaixo um panorama do que aconteceu:

  • Comunicação em Cerimonial e ProtocoloJB. Oliveira – Cerimonialista e Presidente da Associação Paulista de Imprensa
  • Detalhe, isto é Cerimonial – Claudia Matarazzo – Jornalista e Consultora de Etiqueta
  • Os Sons e o Tom do CerimonialProfessor Marcelo Pinheiro – Presidente do Sindicato dos Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias do Brasil
  • O Mestre de Cerimonias nos Eventos Esportivos – Maurício Ronaldo – Locutor Oficial da Copa Davis no Brasil
  • Consultoria de Etiqueta para a Novela “Amor à Vida”Fátima Ziegler – Professora de Etiqueta e Postura e Diretora da Câmara Nacional de Cerimonial Social
  • Histórias e Estórias do PlanaltoLademir Filippin – Mestre de Cerimônias da Presidência da República
  • Você no Mercado: o Cerimonial como um NegócioWellington Nunes – Coordenador de Comunicação e Marketing da Caixa Econômica Federal, em Fortaleza – CE.

Estas foram algumas das palestras maravilhosas às quais pudemos desfrutar.
Para encerrar o terceiro dia da Convenção a Posse de alguns membros do Sindicato dos Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias do Brasil. E não posso deixar de citar a felicidade ao presenciar a posse de Francisco Gomes para Vice-Presidente de Administração do SINCMC (Sindicato dos Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias).

Encerramento da Convenção

No dia 03/05 o encerramento aconteceu à bordo do Catamarã em um agradável passeio no Lago Paranoá. Seguido de um Talk Show para finalizar a nossa Convenção.
O que ficará gravado muito forte em mim será a áurea de companheirismo e respeito entre todos os profissionais presentes sem distinção. Ficou claro que eu estava entre pessoas especiais.

Tive a oportunidade também de participar da Sessão de autógrafos do livro “Cerimonial Público para a Administração Pública” do Professor Marcelo Pinheiro e ganhar uma bela dedicatória.

Foram 4 dias de muito aprendizado, trocas e vivências que só enriquecem aqueles que estavam presentes. Com certeza, todos saíram desta experiência mais capacitados para exercerem suas profissões. E peço desculpas por não citar todos os colegas e palestras neste artigo.

Até o próximo encontro!

Deixe um Comentário