Festa de 15 anos: um sonho!

Para saber mais sobre este assunto temos que entender o que está por trás desta linda festa e entender os significados.

Vamos lá?

festa-15-anos-um-sonho-000Debut: Estréia, apresentação inaugural, debute, atuar pela primeira vez, estrear. Debutante: Moça que estréia na sociedade.

Debutante é a palavra usada para designar a adolescente que completa seus quinze anos de idade. A palavra vem do francês débutante, que significa iniciante ou estreante.

O baile de debutantes é um rito de passagem ao qual as jovens são submetidas, geralmente sendo realizado quando as mesmas completam quinze anos. Completando o décimo quinto aniversário de uma mulher, pedia-se uma linda festa de comemoração, onde ela seria apresentada oficialmente à sociedade, começando assim uma nova fase de sua vida.

À partir do seu “début”, a jovem moça passava a frequentar reuniões sociais, a usar roupas mais adultas e tinha permissão para namorar. Normalmente, na recepcão dos convidados, a garota usava um vestido bonito e simples, com detalhes infantis, sapato baixo e depois da meia noite usava um lindo vestido de gala com sapato de salto para dançar a valsa com seu pai. Tudo para representar que ela deixava de ser menina para se tornar uma mulher.

Os bailes de debutantes são cheios de significados e histórias e é uma festa muito importante para as meninas e suas famílias.festa-15-anos-um-sonho-001

Eu fiquei muito feliz ao ver que há algum tempo as festas de debutantes voltaram e, voltaram seguindo a tradição. O mais bonito deste baile havia sido deixado de lado por dizerem que estava ultrapassado e que era cafona. Na minha opinião, as festas de 15 anos nunca foram e nunca serão cafonas. Agora o que dá o brilho ao baile sem sombra de dúvidas é o cerimonial deste evento com as trocas de roupas, valsa, a jóia de presente, a dança com os 15 pares de amigos, o príncipe e, principalmente, toda a história e sonho daquela menina e sua família. Depois deste momento emocionante e especial é que se abre a linda festa para a comemoração do momento.festa-15-anos-um-sonho-003

Todo este cerimonial é belíssimo e nunca ouvi sequer uma menina dizer que se arrependeu de fazer a sua festa de debutante.

Claro que vivemos em outros tempos e hoje as meninas já usam roupas mais adultas e namoram antes de completar seus 15 anos, mas não deixam de ser meninas. E todas sonham com o seu Baile de Debutantes. E você? Está sonhando com o seu baile?festa-15-anos-um-sonho-004

 

Contrate a Mais Cerimonial para planejar e organizar este lindo dia.

Deixe um Comentário