A iluminação faz toda a diferença!

Claudio Frare Crispim, arquiteto formado pela UFRJ, escreveu aqui para o nosso blog sobre a importância da iluminação (cênica/artística) para eventos. A iluminação é um item da decoração que muitos não sabem, mas faz toda a diferença em uma festa. Ele explica de forma simples o motivo de levar em consideração um projeto de iluminação em seu evento.

Boa leitura!

Iluminação para Eventos

A luminotécnica é uma disciplina que envolve o planejamento da iluminação de ambientes, como definição de cores, temperatura, intensidade e foco.

Quando voltada para festas, ajuda a definir quais espaços devem ter mais atenção, assim como outros espaços, como cantos menos favorecidos, devem ser tornados mais discretos.

Uma iluminação com foco restrito e maior intensidade de luz favorece a pontos de interesse, em pequenas áreas, como mesa de bolos e doces. Já pontos de luz com foco difuso (aberto) servem para áreas maiores e não necessariamente devem ficar no teto, podendo ser fixados em paredes na forma de arandelas ou mesmo apontando para cima, com refletores/rebatedores “espalhando” a luz pelo ambiente, favorecendo uma ambientação mais dramática, misteriosa ou mesmo charmosa, ajudando os usuários a terem sensações de calma e elegância.

Luzes com cores mais quentes/amareladas tornam o ambiente mais confortável e receptivo, enquanto cores mais brancas/frias tem maior serventia quando utilizadas para iluminar caminhos, principalmente na forma de balizadores, visto que os caminhos ganham importância quando cerimônias são realizadas principalmente à noite, com vestidos longos, saltos e outros como carrinhos de bebê, cadeiras de roda, andadores e bengalas.

Com relação a pista de dança, caso esteja inserida no próprio ambiente do salão, deve haver algum tipo de diferenciação para destacá-la. Isto pode ser alcançado definindo um espaço para que os usuários sintam-se acomodados, o que pode ser feito pelo tratamento de piso, preferencialmente antiderrapante com cores contrastantes e também pela iluminação, em forma de diversas cores e focos. O incremento com mecanização dos pontos de luz, com focos motorizados, ajuda a tornar o ambiente mais dinâmico, em contraponto à parte estática das mesas. Que venham comemorar dançando com os noivos!

iluminacao-faz-toda-diferenca-000Cláudio Frare Crispim – Arquiteto.
Contato: cfcrispim@ig.com.br

Deixe um Comentário