Uma dose de etiqueta: RSVP

dose-de-etiqueta-rsvp
Para iniciar e dar boas vindas à todos fiz um post sobre um assunto que vocês verão sempre por aqui. Elegância!

Embora as regras de etiqueta estejam um pouco esquecidas atualmente, existem algumas coisas que são essenciais saber para não fazer feio nos eventos sociais e empresariais em geral. Se você tem dúvidas em relação a comportamento, olhem as minhas dicas sobre o assunto e boa festa!

RSVP: recebi o convite. O que faço agora?

A sigla R.S.V.P. é a abreviatura de Répondez S’il Vous Plaît, que significa “Responda por favor ” e para nós é o tradicional pedido de confirmação da presença.

A primeira coisa a fazer é responder ao anfitrião o mais breve possível, depois de ter recebido o convite. Dar um retorno para a pessoa que te convidou para um evento é uma gentileza. Além disso, é imprescindível a confirmação, até mesmo se você não for, pois o número de pessoas interfere diretamente nos preparativos e no orçamento.

Se você confirmou presença e pouco tempo antes da ocasião descobre que não poderá ir, comunique o anfitrião mesmo assim.

foto_mais_cerimonial-013Ainda sobre o convite. Uma das gafes mais cometidas pelas pessoas é levar para a festa alguém que não tem o nome indicado no convite. Se o anfitrião convida um casal para sua festa e não inclui a família, significa que o convite não se estende aos demais e levá-los será um tanto desagradável.

E se no convite constar “Sr. e família”, lembre-se que os convidados são você e aqueles que moram na sua casa, aquele filho que mora sozinho não está incluído, muito menos o namorado da sua filha.

Fique atento!

Deixe um Comentário