Vestidos para Madrinhas. O que vestir?

madrinhas de casamento com a noiva, em um cerimonial ao ar livre, sorrindo para a foto

Como decidir sobre o que as madrinhas irão vestir no seu casamento? Muitas particularidades devem ser levadas em conta, por exemplo:

  • estilo do casamento (rústico, clássico, moderno, tradicional)
  • horário (manhã, tarde ou noite)
  • local (sítio, praia, casa de festas, Hotéis)
  • cerimonia (religiosa na Igreja, Juiz de paz em casas de festas, Ecumenico na praia, Judaíca, Militar).

Temos que seguir alguns protocolos quando se trata de trajes para eventos. Os trajes darão o tom da cerimonia e da festa.

Em casamentos mais tradicionais e a noite o melhor é optar por vestidos longos e com brilho, sapatos ou sandálias altas, cabelos bem arrumados e maquiagem bem elaborada.

Em casamentos mais informais e durante o dia, os vestidos até ao joelho (“longuete” ¨ou Midi¨) com renda, sapatos de saltos médios e mais grossos, cabelos bem arrumados e maquiagem mais natural são recomendados.

Vestidos curtos não são indicados em momento algum para cerimônias de casamento. Transparências exageradas, decotes e fendas profundas não são bem vindas, pois a estrela da noite é a noiva. Seja uma madrinha linda, porém mantenha a elegância sempre.

A Cor branca normalmente é exclusividade da Noiva. A menos que ela peça ou autorize que madrinhas e convidadas usem branco, a etiqueta pede que evitemos usar esta cor em casamentos. Existem mil cores para se usar… Porque arriscar ser deselegante e incomodar a noiva?

Cores, Acessóriosfoto_mais_cerimonial-034

Off White. Usar ou não usar? Se você é madrinha ou convidada não use, pois este tom tem sido muito usado pelas noivas hoje em dia também. Se a noiva houver liberado o uso, ok. Caso contrário, evitem!

Pretinho Básico… Esta cor está liberada somente para convidadas! E o Cinza? Bom… vale colocar o bom senso em jogo. Eu optaria por um vestido prata. 🙂

Chapéu é um acessório pouco usado nos casamentos hoje em dia, mas são muito bem vindos em cerimonias matinais onde a festa terminará ainda de dia. Vale combinar com as madrinhas se usaram chapéus iguais ou cada uma escolherá o seu predileto. À noite prefiram os broches, lindas echarpes e no frio usem estolas.

A melhor maneira para que todas as madrinhas fiquem confortáveis e se sentindo bem é deixar que escolham as cores e modelos que mais gostam para seus vestidos. Para isso, marquem uma reunião e decidam juntas que cor cada uma usará. Se existem madrinhas que não moram perto ou fora do pais ou Estado criem um grupo de comunicação na internet para conversar e acertar as cores dos vestidos.

Importante: As mães dos noivos tem prioridade na escolha de cores para os vestidos. Portanto, primeiro deixe que as mães da noiva e noivo escolham suas cores e depois libere o restante da aquarela para as madrinhas.

Deixe um Comentário